29.5.09







Programação completa -->1° Dia - 30 de Maio

17:00
OFICINA EXCLUSIVA - ESTUDANTES*por Marcelino FreireOFICINA EXCLUSIVA - PROFESSORES*por Ivana Arruda LeiteOFICINA EXCLUSIVA - PROFISSIONAIS DE BIBLIOTECAS* por Alice Bandini
20:30
ABERTURA
Poesia em Cena com a cia teatral As Graças
21:30
SHOW ESPACIAL COM KATIA B2° Dia - 31 de Maio
9:00
OFICINA EXCLUSIVA - ESTUDANTES*por Marcelino FreireOFICINA EXCLUSIVA - PROFESSORES*por Ivana Arruda LeiteOFICINA EXCLUSIVA - PROFISSIONAIS DE BIBLIOTECAS* por Alice Bandini
11:00
DIÁLOGOS LITERATURA E CINEMAcom Suzana Amaral,Marçal Aquino, Moacyr Scliar e mediação Cunha Jr.
12:00
ATIVIDADES INFANTILPoemas para Brincar com a Cia teatral As Graças
14:00
ATIVIDADES INFANTILConta e Reconta Histórias com Lídia Engelberg
15:00
DIÁLOGOS COM Milton Hatoum
16:00
LANÇAMENTO DE LIVROS PAC(Programa de Ação Cultural)
17:00
DIÁLOGOS LITERATURA E BOSSA NOVAcom Fernanda Takai, Nelson Motta e Zuenir Ventura, mediação Cunha Jr.
19:30
SHOW COM ALICE RUIZ E ALZIRA ESPÍNDOLA Paralelas
22:00
SHOW COM FERNANDA TAKAI Onde Brilhem os Olhos Seus3° Dia - 1° de Junho
9:00
OFICINA EXCLUSIVA - ESTUDANTES*por Marcelino FreireOFICINA EXCLUSIVA - PROFESSORES*por Ivana Arruda LeiteOFICINA EXCLUSIVA - PROFISSIONAIS DE BIBLIOTECAS* por Alice Bandini
11:00
DIÁLOGOS LITERATURA E HISTÓRIAcom Fernando Morais e Jorge Caldeira, mediação Cunha Jr.
12:00
ATIVIDADES INFANTILOficina Monstruário com Katia Canton.
14:00
DIÁLOGOS COMMarcelo Rubens Paiva
16:00
DIÁLOGOS LITERATURA E TV Com Bruna Lombardi, Mario Prata e Lauro César Muniz, mediação Cunha Jr.
18:00
SHOW DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E CORO JOVEM DA FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDOO maestro soberano Tom Jobim* As oficinas são exclusivas para os selecionados no Concurso Festival da Mantiqueira Diálogos com a Literatura
CONHEÇA O CONTEÚDO DAS OFICINASOFICINA EXCLUSIVA - ESTUDANTES
Narrativas Breves (e outras nem tanto)Por Marcelino Freire
“Escrever é cortar palavras”, já dizia Carlos Drummond de Andrade. “Enxugar até a morte”, sentenciava o poeta João Cabral de Melo Neto. O norte-americano Ernest Hemingway (autor, entre outros, de O Velho e o Mar) era um escritor (como todo bom escritor deve ser) adepto da síntese. Dizia: “Corte todo o resto e fique no essencial”.
Pois é esta filosofia e prática que são trabalhadas na oficina Narrativas Breves – e Outras Nem Tanto já apresentada em cidades como Recife, Salvador, Londrina, Fortaleza e São Paulo e ministrada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, autor, entre outros, de Contos Negreiros, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria Melhor Livro de Contos.
Destinada a estudantes, professores e também a aspirantes a escritores e poetas, Freire ressalta que a sua oficina é, sobretudo, uma ótima oportunidade de o “aluno” colocar o seu talento à prova, direcionar melhor o seu projeto literário. “Todo o trabalho é feito, principalmente, em cima dos textos apresentados pelos interessados. Fazemos vários exercícios e discutimos, juntos, a produção de cada um”, diz o escritor.
Ele também organizou, em 2004, a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), reunindo mais de cem importantes escritores (como Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Manoel de Barros e Millôr Fernandes) em microcontos inéditos de até 50 Letras.“Não importa se você esteja escrevendo um conto ou um romance de mil páginas, tem de treinar a concisão, a síntese, dizer mais usando menos. É isso o que discutimos/trabalhamos na oficina”, explica.
Voltar ao topo da programação
OFICINA EXCLUSIVA - PROFESSORES
Motivação de LeituraPor Ivana Arruda Leite
O objetivo desta oficina é fazer com que os professores se reaproximem da literatura brasileira (clássica e contemporânea) vendo-a como fonte de prazer, além de um poderoso instrumento na educação de seus alunos.
Se muitas vezes nos afastamos da literatura, isto se deve muito mais a um erro de abordagem no passado do que ao conteúdo propriamente dito. O professor deve voltar à velha casa com novos olhos para perceber que a boa literatura nunca perde sua atualidade, nem seu vigor. É possível descobrir nas páginas de Machado de Assis, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, respostas para perguntas que nos fazemos atualmente. Só assim transmitiremos às novas gerações o gosto pela leitura.
É hora de tirar o livro das estantes empoeiradas e colocá-lo sobre a carteira, ao lado dos demais livros, dos gibis, dos diários.
A literatura incorporada organicamente ao currículo escolar, colocada onde o aluno possa alcançá-la, é um poderoso instrumento na formação das futuras gerações. Mas para tanto, o professor deve ter a leitura incorporada à própria vida.
Conteúdo
Os Clássicos BrasileirosFazê-los ver que os grandes nomes da nossa literatura (Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Ligia Fagundes Telles etc) nos colocam frente a questões atualíssimas e nos ajudam a entender (e suportar) o mundo em que vivemos.
Os ContemporâneosTraçar um panorama do que vem sendo produzido na literatura brasileira, por alguns de seus representantes:
- A prosa urbana x regionalista: Fernando Bonassi e Milton Hatoun. - A escrita pop x poética: Lourenço Mutarelli e Joca Reiners Terron x Adriana Lisboa e Andréa Del Fuego. - Realismo mágico x realidade nua e crua: Nelson de Oliveira e Marcelino Freire. - Feminino x masculino: Cíntia Moscovich e Marçal Aquino.- Humor x rancor: Marcelo Mirisola e Índigo

Nenhum comentário: